quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O fim das tomadas. E a tomada de consciência?




A Edição N°  2179  de 12 de agosto de 2011-Revista Isto é, apresenta a reportagem "Fim das Tomadas" que trata de uma tecnologia para viabilizar a transmissão da eletricidade sem o uso de fios. Para um futuro bem próximo, produtos eletrônicos e eletrodomésticos adotrarão a tecnologia com carregador wireless. Isto será válido, também, para reabastecimento de carros elétricos.
Estamos diante de mais uma  comprovação das constantes e aceleradas transformações do mundo contemporâneo.
Ao ler a reportagem em questão, mais inquietações me afligem diante do quadro educacional que ainda temos: reprovações, evasões, discriminações, segregações, falta de escola para todos e, má formação dos educadores tendo como consequência uma escola que não oferece educação de qualidade capaz de atrair, receber e manter o aluno nela.  É imprescindível que a escola tenha um olhar crítico e reflexivo sobre o seu fazer ao longo da sua história para tomar consciência do seu papel político, cultural e social. Assim poderá oferecer uma educação em quantidade e qualidade necessárias à verdadeira democratização e universalização do ensino de modo a oportunizar ao aluno uma formação que o ajude a promover mudanças em sua vida, na vida dos seus familiares e comunidade na qual está inserido.
Enquanto os aparelhos perdem os fios, a escola precisa se ligar, promover discussões coletivas com os diversos segmentos da sociedade para não só acompanhar como também oportunizar as transformações do mundo, como parte dele.

Para ler a reportagem: O fim das tomadas, acesse:
 http://www.istoe.com.br/reportagens/151396_O+FIM+DAS+TOMADAS?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Nenhum comentário:

Postar um comentário