quinta-feira, 16 de julho de 2015

Você tem medo de quê? Do que está dentro ou fora de você?





Você tem medo de quê?
Caminhando pelas ruas e observando as fachadas das casas, algumas interrogações surgiram, e podem favorecer a todos uma reflexão: Por que algumas casas têm uma proteção com cerca elétrica, enquanto outras são protegidas com arame farpado com elementos cortantes e, muitas delas totalmente desprotegidas? Partindo desta indagação, faz-se a analogia da proteção das residências com a proteção do “EU” pessoal e profissional.
 Vivemos um momento de grandes avanços tecnológicos, através dos quais, as 
informações circulam aceleradamente e em tempo real. O acesso a um elevado número de informações acaba assustando muitos profissionais das mais variadas áreas de atuação. A sensação de acesso a um grande volume de conhecimento entra em conflito com a impossibilidade de dominá-lo profundamente.  Com isto, para evitar uma exposição que pode gerar variadas interpretações, cria-se, então, uma cerca de proteção do “EU” perante a sociedade.
O material psicológico de construção desta rede dependerá do conhecimento e percepção que cada um tem da sua função social nos mais variados papeis que desempenha na sociedade. Vale lembrar: ora pai, ora empresário, ora filho, ora professor, ora esposa, ora membro de associação... ou seja, o mesmo “EU”, em diversas situações, no mesmo mundo em transformações.
Enquanto a casa física é protegida daqueles que pretendem tirar de você o seu patrimônio financeiro, certamente consolidado com muito esforço ao longo de uma caminhada profissional, a cerca psicológica impede e/ou bloqueia a sua possibilidade de interação com o mundo no qual o crescimento e fortalecimento das redes sociais exige uma participação efetiva, seletiva e, sobretudo, consciente. Algo que exige de cada um, coragem, autoconfiança, ousadia e perseverança.
Você já se sentiu envolvido por uma cerca psicológica de proteção? Você tem medo de quê? Do mundo físico ou do mundo virtual? Quer desvencilhar-se da sua cerca? Como poderá fazê-lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário