domingo, 15 de maio de 2011

Autoridade e Responsabilidade

Para serem bem-sucedidas, as instituições de ensino público devem manter sua autonomia e vinculá-la à responsabilidade. Elas precisam ter autoridade para decidir sobre as escolhas relacionadas ao seu funcionamento. Devem ainda assumir a responsabilidade pelo cumprimento das metas de aprendizagem. Ao atuarem dessa forma, elas promovem a participação das famílias e da comunidade na direção estratégica das escolas, favorecem a constituição de lideranças fortes e reforçam sua autonomia. Infelizmente muitas instituições ainda não têm a chance de tomar decisões consideradas importantes para o aprimoramento da educação.



A quase totalidade delas não tem autonomia para administrar sua própria equipe ou decidir sobre os gastos dos recursos financeiros. A consequência direta disso é a inexistência de compromisso com os resultados dos alunos, a falta de inovação e o menor envolvimento da comunidade com a escola. Por outro lado, à medida que aumenta a participação da escola e da comunidade na gestão escolar, observa-se uma sensível melhora na frequência de professores e alunos e maior coesão e eficiência dentro das instituições.

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